
Cuidar da Logística Empresarial é uma preocupação de toda empresa que busca reduzir custos e aumentar a eficiência. Em tempos de alta competitividade, essas necessidades são ainda mais urgentes.
Mas quais são os principais cargos na área e quais atividades ficam sob a responsabilidade desses profissionais?
Neste post, você vai entender mais sobre o papel da logística nas empresas e conhecer as oportunidades que você pode encontrar no mercado de trabalho.
Vamos lá?
O que é Logística Empresarial?
A Logística Empresarial é a uma área que surgiu conforme as organizações foram se tornando mais complexas. Isso porque os processos de produção passaram a ter diversas etapas e, assim, aumentar a eficiência virou um grande desafio.
Hoje a associação do termo logística com transporte, estoque, armazenamento, fluxo de produção e distribuição, por exemplo, é quase automática para muita gente.
Mas nem sempre foi assim.
Aos poucos, a Logística Empresarial foi englobando outras atividades, juntando todas as rotinas que poderiam otimizar o processo produtivo.
Sendo assim, além de cuidar dos processos, a área faz a gestão estratégica das informações ligadas à cadeia de suprimentos.
Qual a importância da Logística Empresarial?
O aumento da procura pelo curso de Logística não é por acaso.
Em um contexto onde a competitividade entre as empresas é cada vez maior, os profissionais da área são muito importantes para o sucesso dos negócios.
Para ganhar espaço no mercado, é preciso se diferenciar. Isso significa ser capaz de atender às demandas do cliente dentro do prazo, oferecer valores competitivos e produtos de qualidade.
É aqui mesmo que a Logística Empresarial exerce um papel de protagonista.
As chances de conseguir atingir os três objetivos – bom preço, alta qualidade e no prazo esperado – são bem maiores quando a empresa tem um cuidado especial com a compra de matéria-prima, armazenagem, transporte etc.
Conheça 8 oportunidades na área
1. Analista de Logística
Se você deseja conseguir um emprego na área, sua busca deve começar pelos cargos de Analista de Logística.
Geralmente, as empresas fazem a divisão das posições em júnior, pleno e sênior, conforme a experiência de cada profissional.
O objetivo do analista é reduzir custos e atender aos prazos da empresa com o uso de alternativas de logística.
Analisar contratos, propor novos processos de armazenagem de materiais e garantir a segurança no transporte de mercadorias são algumas das atividades do cargo.
2. Comprador
Como o nome sugere, este profissional fica responsável pela compra das matérias-primas necessárias e de outros serviços logísticos também.
Pode parecer um trabalho simples, mas o cargo é cada vez mais estratégico para os negócios.
Por isso, uma visão ampla de mercado faz toda diferença.
Quando possui boas habilidades de negociação, o Comprador é capaz de impactar bastante os resultados. A partir disso, é possível expandir suas atividades para a inteligência de mercado.
3. Coordenador de Comércio Exterior
Este é uma oportunidade encontrada principalmente nas grandes empresas que possuem relações comerciais com outros países.
Sendo assim, o Coordenador de Comércio Exterior lida com diferentes tipos negociações a nível internacional. Se tiver interesse no cargo, comece o quanto antes a estudar outros idiomas.
Entre as principais atividades estão a criação de projetos de exportação e importação, negociação de fretes com agências de transporte, pagamento de impostos, entre outras.
4. Coordenador de PCP
Responsável pelo departamento de Planejamento e Controle de Produção (CPC), o coordenador monitora os processos para garantir a eficiência e a entrega dos produtos.
Além de gerir as equipes da área, esse profissional faz o controle dos insumos, cuida do armazenamento de materiais, controla a produção, elabora iniciativas para aumentar a produtividade, entre outras funções.
5. Gerente de Compras
Na área de Compras, o Gerente possui um papel mais estratégico do que o Comprador. É ele quem avalia todas as condições da compra, que vão além do preço.
Com os objetivos da empresa em mente, o Gerente de Compras avalia também a qualidade dos insumos e o atendimento oferecido.
Acima de tudo, ele cuida do relacionamento com os fornecedores.
Ao mesmo tempo, esse profissional lida com contratos, orçamento logístico, faz previsões de demandas e desenvolve indicadores de desempenho para a área.
6. Gerente de Planejamento
Toda empresa que se preocupa com a sustentabilidade do negócio investe cada vez mais em planejamento. E não seria diferente quando se trata de Logística Empresarial.
O Gerente de Planejamento precisa ter uma visão global do funcionamento da empresa. Isso porque é ele quem planeja, controla e monitora as diversas etapas do ciclo produtivo.
Com o intuito de reduzir custos e o desperdício, ele trabalha na criação dos métodos mais adequados de produção. Além disso, delimita o orçamento para cada uma das etapas.
7. Gerente de Logística
Quando se trata de transporte, o Gerente de Logística é quem está no comando. Para aumentar a eficiência, ele não só controla, mas também converge constantemente os meios usados.
Tudo isso com base nos recursos disponíveis na empresa. Ainda, sempre em parceria com a produção, o setor de compras e de vendas.
Afinal, para que os prazos de entrega sejam atendidos, é preciso que todos os envolvidos na produção estejam alinhados.
8. Diretor de Supply Chain
O cargo de Diretor de Supply Chain é o sonho dos que desejam ter uma carreira de sucesso na área de Logística Empresarial. Isso porque é ele quem dirige todo o setor.
Portanto, faz a gestão da armazenagem, transporte, aquisições, equipamentos, compras, entre outros.
Para chegar ao cargo, é preciso ter experiência nos diversos setores da cadeia produtiva. Além disso, quanto maior a qualificação mais chances de conseguir se tornar Diretor.
Já sabe qual delas tem mais a ver com você?
Se você se interessa por Logística Empresarial, comece a traçar o seu caminho e planejar a sua carreira profissional o quanto antes. Por ser uma área promissora, as chances de sucesso são grandes!
O primeiro passo é investir em qualificação. Ainda que você tenha uma rotina corrida, saiba que isso não é motivo para deixar de estudar.
O curso é oferecido também na modalidade a distância, ou seja, você pode conciliar a graduação com as suas outras atividades.
Ficou interessado? Conheça mais sobre o curso Gestão em Logística da Interferência e faça a sua inscrição!